Estrelas percorrendo o firmamento em carrossel
Ventos do novo ano, planos de expansão, recuperação de antigos índices.
Bom dia, assinante e colaborador(a) do RelevO.
Estamos na segunda metade de janeiro, já iniciando a montagem da edição de fevereiro. Na circular de hoje, temos dois recados.
1.
A edição de janeiro foi aos Correios no dia 2, primeiro dia útil do ano. Geralmente, o começo de ano atrasa um pouco mais nas entregas em virtude do aumento de envios de dezembro e da consequente estafa do sistema de entregas da estatal, que não acompanhou em logística o crescimento da demanda dos últimos 15 anos. Todavia, precisamos reconhecer: 2022 foi um ano de 25% menos reclamações do nosso corpo de assinantes com relação às entregas. Rio de Janeiro e a Região Norte seguem como os ápices dos casos de demora.
Se o seu exemplar estiver atrasado, você pode nos avisar por aqui mesmo ou nas DMs das nossas redes sociais. Todas as reclamações são monitoradas em nossas planilhas e servem como argumento para pressionarmos os CDDs (Centro de Distribuição Domiciliar) de cada região.
Para quem está começando a nos assinar, enviamos o jornal pelo sistema MDPB (Mala Direta Postal Básica). Trata-se de um sistema sem registro, mas direcionado para entregas de impressos. Historicamente, o serviço sempre teve alta margem de confiabilidade. Quando acontecem problemas de recebimento, principalmente na primeira e na segunda entrega do assinante, nós mandamos um segundo malote pelo sistema MDPB com registro, sete vezes mais caro que o envio módico.
Assim, a inclusão do registro é inviável para o envio regular, mas resolve o problema local – curiosamente, o jornal passa a chegar sem atrasos depois, no sistema padrão. O prazo de recebimento pelo sistema MDPB varia de região para região. Em Curitiba, de onde mandamos os jornais, ele alterna entre quatro e seis dias úteis. No Norte, chega em aproximadamente 15 dias. Já aconteceu de o RelevO chegar antes em Portugal do que em Curitiba. Não compreendemos.
2.
Desde o começo de dezembro, voltamos a entrar em contato com livrarias, cafeterias e pontos culturais para o envio gratuito do RelevO. Gratuito em partes: quem financia o envio são os assinantes que adquirem os planos especiais de apoio à nossa distribuição. Antes da pandemia, enviávamos o jornal para mais de 300 pontos.
Muita coisa mudou de lá para cá. Os custos aumentaram e muitos espaços fecharam, ao mesmo tempo que acompanhamos com atenção o crescimento de espaços que conciliam café com leitura.
Atualmente, enviamos o jornal a 120 pontos espalhados pelo Brasil todo, além de 150 bibliotecas comunitárias. Nossa meta para 2023 é audaciosa: chegar a 600 pontos, mandando exemplares para todos os estados e, principalmente, para espaços fora dos grandes centros urbanos.
Entendemos que esse plano vai ao encontro de pilares institucionais muito caros a nós: a descentralização e o acesso a quem não tem condições de nos assinar. Acreditamos que, com mais 200 assinantes, consigamos sustentar essa distribuição mensalmente – também estamos estudando a criação de uma associação de apoio à distribuição do RelevO.
Conhece espaços culturais que gostariam de nos receber? Pode nos indicar. Você também pode colaborar conosco antecipando a assinatura, migrando de plano ou nos presenteando para um novo leitor. Basta clicar no botão abaixo ou escolher qualquer um dos meios listados em seguida.
PIX
Chave: 05410492919
Banco do Brasil
Daniel Augusto Zanella
Agência: 1467-2
Conta Corrente: 50146-8
CPF: 054.104.929-19
Nubank
Daniel Zanella
Banco 260
Agência: 0001
Conta: 45407730-8
CPF: 054104929-19
Também aceitamos MercadoPago, PayPal, TransferWise, PagBank e PicPay, portanto praticamente qualquer canal por onde os pagamentos passam.
Por fim, lembramos que quem quiser escrever, desabafar, sugerir ou reclamar pode chamar por aqui mesmo. Nas redes sociais, você pode nos encontrar no Facebook, no Twitter e no Instagram. Também tenho conta pessoal no Instagram. Semana que vem, retornamos com a Enclave!