Você sou eu que me vou no sumidouro do espelho
Bibliotecas, aumento de tiragem e cartas dos leitores.
Bom dia, assinante e colaborador(a) do RelevO.
Estamos na reta final de março. Começamos a lidar com a próxima edição e com a defesa dos custos de gráfica — percurso realizado em outras 170 edições. Estamos otimistas, apesar de preocupados. Na circular de hoje, temos três recados.
1.
A edição de março foi aos Correios no dia 3, terceiro dia útil de março. Como fevereiro é mais curto, o mês seguinte sempre nos preocupa — tanto pelos dias a menos de arrecadação quanto pelo começo de ano de fato. Até o momento, tivemos duas edições com ligeiros prejuízos, sem queda no número de assinantes, mas com aumento de custos em virtude da ampliação da nossa distribuição física.
Hoje, chegamos em 120 pontos culturais no Brasil e em mais 100 bibliotecas, entre públicas e comunitárias. Também retornamos com a distribuição para a rede de bibliotecas do SESC Paraná, que conta com 18 pontos.
Com relação ao aspecto logístico direto, tivemos um aumento de 10% nas reclamações das entregas, efeito rebote da estafa do sistema dos Correios em dezembro. A boa notícia é que as regiões com histórico de atraso, como Amazonas e Rio de Janeiro, estão estáveis (não dissemos ótimas). Houve alguns problemas em Florianópolis, mas logo resolvidos. Seria esta a capital do país com o maior número de ruas sem saída?
Se o seu exemplar está atrasado, você pode nos avisar por aqui mesmo ou nas DMs das nossas redes sociais. Todas as reclamações são monitoradas em nossas planilhas e servem como argumento para pressionarmos os CDDs (Centro de Distribuição Domiciliar) dos Correios de cada região.
Para quem está começando a nos assinar: enviamos o jornal pelo sistema MDPB (Mala Direta Postal Básica). É um sistema sem registro, mas direcionado para entregas de impressos. Historicamente, o serviço sempre teve alta margem de confiabilidade.
2.
Na última circular, contamos o nosso plano de 2023: retomar a distribuição anterior à pandemia. Em abril, queremos aumentar a tiragem em 1000 exemplares, o que já aumentará o custo em R$ 700. A ideia é cobrir os novos 30 pontos de distribuição e a adição de mais 45 bibliotecas, além de ajustar envios para espaços que nos solicitaram mais exemplares. Para tanto, contamos com a nossa comunidade de leitores e apoiadores, que financia toda a nossa estrutura.
Se você estiver em condições, que tal antecipar sua assinatura, migrar de plano ou nos presentear para um novo leitor? Basta clicar no botão abaixo ou escolher qualquer um dos meios listados em seguida.
PIX
Chave: 05410492919
Banco do Brasil
Daniel Augusto Zanella
Agência: 1467-2
Conta Corrente: 50146-8
CPF: 054.104.929-19
Nubank
Daniel Zanella
Banco 260
Agência: 0001
Conta: 45407730-8
CPF: 054104929-19
Também aceitamos MercadoPago, PayPal, Wise, PagBank e PicPay, portanto praticamente qualquer canal por onde os pagamentos passam.
3.
Se você nos acompanha há certo tempo, sabe que as nossas cartas estão entre os momentos mais divertidos do Jornal, contemplando desde impropérios criativos até declarações de amor — o que comprova a natureza suspeita do assinante do RelevO. Nunca mandou uma carta pra nós? Pois veja: é só nos retornar por e-mail ou nos marcar nas redes sociais.
Entendemos que as cartas nos fornecem indícios e substância para compreendermos como somos avaliados, além de funcionarem como um canal de expressão de opiniões divergentes das nossas (o que também auxilia o trabalho da nossa ombudsman, Amanda Vital).
Dois exemplos são enfáticos da nossa importante interface com o leitorado. A primeira é do assinante André Valente, de outubro de 2022.
“Vejo três hipóteses para as dificuldades do Jornal. 1) A vida ficou bem corrida na volta da pandemia — não tenho conseguido ler tanto as últimas edições! 2) O mecanismo de dar a assinatura de presente é ótimo, mas vejo que vocês não estão fazendo um bom controle e interface com os domicílios/pessoas que recebem este presente… Todas ficam gratas pelo presente, mas (talvez por falta de bom contato com vocês) não entendem que poderiam/deveriam continuar a corrente do bem e passando à frente o presente… Sei que não é simples encontrar este ângulo correto para pedir — vejo que não deveriam deixar de fazer. 3) Aumentar a facilidade/acesso ao assinar — concordo em manter o jornal 100% off-line, mas teria um mecanismo rápido via on-line de assinar… e com vocês pensando em como impulsionar conteúdo/comunicação nas redes sociais. Abraços e boa sorte. O RelevO não vai acabar.”
A segunda é o rasgo metafísico de Cícero Lopes: “Tu deve ser de esquerda né não negocio com esquerda sai daqui”.
Escreva para nós! Se você não ameaçar ninguém de morte ou enredar outras pessoas em esquemas de pirâmide de criptomoedas, certamente publicaremos sua carta.
Por fim, lembramos que quem quiser escrever, desabafar, sugerir ou reclamar pode chamar por aqui mesmo. Nas redes sociais, você pode nos encontrar no Facebook, no Twitter e no Instagram. Também tenho conta pessoal no Instagram. Semana que vem, retornamos com… alguma coisa.